Turmas Infantil, Teen e Adulto: veja os Horários no quadro completo.
Agende uma aula experimental gratuita - CLIQUE AQUI para agendar

ballet

Ballet

Os conteúdos ministrados nesta modalidade têm como objetivo o ensino e aprimoramento da técnica de dança clássica, o Ballet, não tendo como prioridade nenhum método específico, mas sim a junção dos vários métodos existentes adaptados a cada turma. Através de uma grande variedade de exercícios serão trabalhados diversos aspectos como a coordenação motora, a lateralidade, a flexibilidade, a musicalidade, a postura, a consciência corporal e a sensibilidade artística e criativa do aluno.

As aulas de ballet tem um rotina específica, iniciando pelos exercícios na barra, centro, diagonais, saltos e coreografias. Esta modalidade de dança pode ser praticada por crianças, jovens e adultos. E está associadas à inúmeros benefícios, como:

  • Aquisição e manutenção de boa postura;
  • Aquisição de uma maior concentração e capacidade de memorização;
  • Desenvolve flexibilidade, postura e equilíbrio;
  • Aumenta o nível de atividade física, que contribui para manutenção do peso e do condicionamento físico em geral;
  • Preparar o corpo e o cognitivo para a prática do Ballet;
  • Aprender a nomenclatura correta e adequada a cada passo do Ballet;
  • Apresentação artística do conteúdo aprendido em festivais e eventos.

CONCEITO

O Ballet é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Esta modalidade de dança nasceu na Itália, mas teve seu momento auge nas cortes francesas, por meio do incentivo do Rei Luiz XIV. O coração do Ballet é a sua técnica, que evoluiu com a contribuição de professores, bailarinos e coreógrafos, e atualmente é ensinado em escolas especializadas ao redor do mundo.

As diferentes técnicas de ballet, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).

É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o ballet romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.

Confira abaixo fotos de aulas de Ballet no Cacá Berka Centro de Arte e Dança.