A Importância da Alimentação na Dança

Alimentação e Danca - Caca Berka Centro de Arte e Danca

Para os praticantes de dança, a alimentação tem como objetivo fornecer energia e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Além disso, uma alimentação adequada aumenta o rendimento e melhora a recuperação após uma aula intensa.

As pessoas têm necessidades calóricas e nutricionais diferentes umas das outras, portanto um plano alimentar individualizado é fundamental. Mas, de maneira geral, algumas orientações nutricionais simples podem te ajudar bastante na prática desta atividade física.

Veja a seguir dicas importantes para melhorar os seus hábitos alimentares e dar um UP! no seu rendimento:
 

O QUE COMER ANTES DO ENSAIO

Para ter força e desempenho durante a atividade física, os músculos obtêm energia através do glicogênio, fonte de energia rápida no nosso organismo. Quando realizamos uma atividade física de forma intensa, como uma aula de dança, nosso corpo utiliza o glicogênio armazenado nos músculos, pois o mesmo é muito exigido durante o período da atividade. Caso esta reserva de energia se esgote (acontece bem rápido!), começa a ocorrer fadiga muscular, o que provoca a queda de desempenho, dores de cabeça e até desmaios dependendo da intensidade do exercício. Para evitar que isso aconteça, é muito importante se alimentar de forma adequada antes do ensaio.

Realize uma refeição cerca de 30 a 60 minutos antes e dê prioridade para os carboidratos de fácil digestão e baixo índice glicêmico (frutas, pães, geleias, batata doce), para uma liberação de energia de forma regular durante a atividade física. Evite o consumo excessivo de fibras e proteínas nesse momento, pois esses alimentos permanecem mais tempo no estômago, o que pode levar a algum tipo de desconforto durante o ensaio.

Nunca vá para a dança em jejum!
 

HIDRATAÇÃO

Water friends forever.JPG

Durante o ensaio, acontecem perdas significativas de líquidos e minerais, responsáveis pela regulação da temperatura corporal, transporte de oxigênio e nutrientes, entre outros. Por isso, uma hidratação adequada é fundamental para garantir o rendimento físico e não prejudicar a sua saúde.

Beba bastante água ao longo do dia e principalmente nas últimas horas que antecedem a aula de dança (cerca de 400 a 600ml nas duas últimas horas antes da aula). Para aulas de até uma hora de duração, faça uma pausa após 30 minutos e tome pelo menos um copo de água. Em caso de períodos maiores de atividade intensa, dê prioridade para isotônicos e bebidas esportivas ricas em calorias, vitaminas e sais minerais.

Hidratação pós-ensaio é tão importante quanto antes e durante! Nas duas primeiras horas seguintes, também prefira isotônicos e outras bebidas que irão auxiliar na reposição dos sais minerais perdidos.

Dica importante: tenha sempre com você uma garrafinha de água para facilitar a hidratação durante e após o ensaio.
 

O QUE COMER DEPOIS DO ENSAIO

Neste momento é muito importante a ingestão de proteínas para auxiliar na recuperação e no aumento de massa magra (músculos). Durante uma atividade física de alta intensidade, as fibras musculares são muito exigidas e acabam sofrendo micro lesões, sendo necessária a reposição dos nutrientes corretos para a sua restauração, caso contrário você pode acabar tendo um resultado contrário e bastante prejudicial, que é a perda de massa magra.

Após o ensaio, quanto mais rápido você se alimentar, mais rápida será a sua recuperação. A refeição ideal deve ter fontes de carboidratos (pães, massas, aipim) para auxiliar a recompor as reservas de glicogênio, e principalmente proteínas (ovos, carnes, leite, iogurtes, etc.), fundamental para a reconstrução das fibras musculares através da cicatrização.

Resumindo: logo após o ensaio, é necessária a ingestão de alimentos que contém carboidratos e proteínas de rápida absorção. Para saber mais sobre como ter uma boa recuperação, acesse este conteúdo do blog Treino Meste: Alimentação e suplementação pós-treino – O que comer depois treinar?

Seguindo essas dicas, alinhando a alimentação e a prática da Dança, suas aulas irão render mais, serão mais prazerosas e sua saúde agradece!

;D


Dica de Isotônico Caseiro (livre de corantes e conservantes):
- 200 ml suco natural de fruta (laranja ou uva)
- 100ml água gelada
- ½ limão espremido
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara
- 1 pitada de sal

 

Autores: Rebeca Cipriano // Maurício Fernandes