O que dizer sobre a dança?

O que dizer sobre a dança? Minha conexão com o mundo!

Meu trabalho, meu lazer, meu estudo, minha carreira, meus amigos, meus alunos, minha família, minha história. Não tem Cacá sem dança. Nunca teve Cacá sem dança. Ou era na frente do pai pedindo pra tocar uma música rapidinha no violão ou na frente da avó saracoteando ao som da gaita de boca.

Ela está em nós, sem esforço, natural, mesmo sem querermos.

Ela está no movimento sistematizado aprendido na escola de dança, mas também está no movimento sincronizado, preciso, involuntário de nossas células, e principalmente na despercebida e automática dança do dia-a-dia.

Anda, para, levanta, abaixa, pega, empurra, devagar, rápido, sozinho, com alguém, na rua, em casa, no trabalho, na escola, na balada, no parque... Que linda coreografia é nossa vida!

Coreografia? O que é uma coreografia? 

É qualquer sequência de movimentos pré-definidos ou improvisados, pode ser dançada por qualquer corpo vivo ou não capaz de se movimentar, nem que seja apenas uma parte desse corpo. O ser humano em seu simples ritual de comemoração aos pulos, um animal em sua conquista, a famosa dança do acasalamento, uma árvore ao vento, um tecido esvoaçante dançam uma coreografia.

E se ainda assim esse corpo não puder se movimentar, eu ainda posso dançar, porque a dança transcende, está no passado, no futuro, no pensamento, no sonho, no movimento de um olhar, de um sorriso, e se praticarmos bastante poderemos ver, sentir... ela está presente na alma.

Quando não conseguimos mais expressar os fatos e o que sentimos com palavras... nós dançamos!

Clarissa Berka