Ocupando Meu Lugar

As Leis do Amor de Bert Hellinger ilustradas através de um Espetáculo de Dança.

Espetáculo de Dança - Ocupando Meu Lugar, edição 2016

Apresentação

O espetáculo "Ocupando Meu Lugar", sob a direção e criação de Clarissa Berka, ilustra, através da ótica da dança contemporânea, as três Leis do Amor de Bert Hellinger: Pertencimento, Equilíbrio e Hierarquia. Esse espetáculo leva a plateia a construir a cada ato o significado de sistema familiar, e mostra como pertencer é uma necessidade primordial do ser humano, bem como nossos ancestrais e suas histórias vividas nos influenciam ainda que no presente. 

Espetáculo de Dança - Ocupando Meu Lugar, edição 2016

Durante o espetáculo, os bailarinos executam movimentos ousados em cima de uma grande gangorra representando a lei do Equilíbrio, na qual dar e receber na mesma proporção garante o sucesso de uma relação. A temática expõe ainda a importância de se manter a ordem/hierarquia, a relevância de se honrar a quem veio primeiro, assim como a ação de buscarmos nossa origem pode de fato nos mover, nos fortalecer durante a busca.

"Ocupando Meu Lugar" transcende a estética da dança, ele leva a plateia a submergir junto com seus bailarinos nessa trajetória, nesse campo energético de experimentos e grandes descobertas, permeando intensos sentimentos e experiências até ocuparmos nosso verdadeiro lugar.

cia de dança cacá berka

Espetáculo de Dança - Ocupando Meu Lugar, edição 2016

A Cia de Dança Cacá Berka iniciou suas atividades em 2006, dirigida por Clarissa Berka Borges de Moraes, pela necessidade de dar continuidade ao trabalho em dança desenvolvido em Florianópolis-SC. Está alinhada a buscar novos referenciais estéticos na modalidade de jazz e suas relações com a dança contemporânea, os quais transformam a Cia em um canal de comunicação em arte-dança aliando pesquisa e prática cênica tanto nos ensaios e trabalhos diários quanto nos espetáculos apresentados. A Cia de Dança Cacá Berka tem por objetivo atuar de maneira sólida e sustentável no contexto da dança, criar e apresentar espetáculos disseminando a dança pelo país, bem como participar de festivais de âmbito estadual, nacional e internacional.

A rotina de trabalho da Cia de dança Cacá Berka envolve além de ensaios coreográficos, aulas de jazz dance/lyrical, ballet clássico, técnica de dança contemporânea, de contato e improvisação, flexibilidade e treinamento funcional/ profilaxia do movimento. Atualmente a Cia. de dança Cacá Berka tem como sede para suas aulas e ensaios o Cacá Berka Centro de Arte e Dança, localizado na cidade de Florianópolis-SC.

Principais Prêmios

  • Festival Mery Rosa (Itajaí-SC); 2014 – 1º Lugar
  • Encontro de Dança de Florianópolis-SC – 1º Lugar
  • Em 2011 conquistou três troféus no Prêmio Desterro (Florianópolis-SC), recebendo ainda indicação para o Prêmio Destaque por melhor conjunto de obra. 
  • 1º lugar no festival Santa Catarina Dança com conjunto contemporâneo.
  • Em 2015 passou atuar com o grupo adulto apenas em Mostras de Danças, participações em espetáculos e eventos a fim de conquistar a profissionalização da Cia. de Dança.
Espetáculo de Dança - Ocupando Meu Lugar, edição 2016

 

Conheça também o Cacá Berka Centro de Arte e Dança